AS LEIS

Antes mesmo de nascermos estamos submetidos as leis, todavia muitos de nós sequer sabe o que quer dizer ou qual a etimologia da palavra lei.

Como surgiu a palavra lei e qual seu significado, considerando também sua perspectiva ante a maneira como fora empregada ao longo do tempo são premissas que devem ser observadas para contextualizar de forma correta toda a gama de informações trazidas neste compilado.

Este blog não tem a pretensão de ensinar verdades absolutas, pelo contrário, aceita o desafio de fazer cada leitor pensar, uma vez que o pensamento é a mente em ação e encerra poder criativo com repercussões que transcendem o simples significado de ser humano.

Retornando ao nosso tema deste post, estávamos tratando da etimologia, do significado e das aplicações da lei, ou melhor dizendo, da palavra lei, que pode ser entendida como norma, princípio ou regra.

Do verbo latino legere, que significa “ler” – norma escrita, que se lê, em oposição às normas costumeiras, que não são escritas.

Não podemos nos contentar com esta visão positivista e restritiva para aplicar essa palavra, uma vez que existem leis que não são escritas ou não estão sujeitas a qualquer interferência humana, sendo certo que elas simplesmente existem, tais como a lei da gravidade ou da relatividade.

Então podemos pensar em lei como um conjunto de regras ou normas, escritas ou não, das quais devemos nos submeter para nos adequarmos à determinadas situações previsíveis.

Seja como for caro leitor para que seja alcançado algum sentido no conteúdo declinado neste espaço, devemos entender a palavra lei como regra escrita ou não, a qual devemos nos submeter.

Inclusive este é o entendimento empírico do sentido amplo da palavra e seu significado, embora muitos pensadores atribuam diversas outras aplicações ou usos.

Quando se pensa na causalidade como princípio ou lei , no primeiro caso como ponto basilar pragmático ou no segundo como regra a qual devemos nos submeter, ambas concepções estão corretas, uma vez que levam ao mesmo fim, qual seja, sua observação como algo que pode ser aplicado sendo crível que sua aplicação reflete diretamente em nossas vidas.

Seguimos em frente entendendo simplesmente que a lei como acima ventilado é um conjunto de normas , proclames, postulados ou princípios que deve ser respeitados, sob pena de não o fazendo incorramos na colheita da consequência de sua inobservância.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: